Skip navigation

cfc5aa2fdbb462c636d50a7347ebd279

Como eu faço para me tornar um radioamador?

É um teste simples. É uma prova sobre Técnica e Ética operacional e Legislação de Telecomunicações. Você não paga para fazer a prova. Basta apenas marcar para fazê-la.  pela Internet pelo Portal da Anatel na aba Comunicações Via Radio – Radioamador – Sistema de Emissão de Certificado. Você pode também consultar a LABRE para verificar quando serão realizadas as provas.

Os Procedimentos para Obtenção do Certificado de Operador de Estação de Radioamador você pode obter aqui, no site da ANATEL.

Você pode adquirir apostilas sobre as matérias que caírão na prova nos links abaixo.

Legislação de telecomunicação.

Técnica e ética operacional.

Radioeletrecidade.

Pronto! Passando pela prova você vai receber o COER. Vai pagar por ele. Você estará habilitado para operar qualquer estação de radioamador, desde que observadas as limitações de sua classe.

E a estação? Bom, prá isso você além de adquirir os equipamentos (transceptores, transmissores, receptores, antenas, fontes, cabos e cargas fantasmas) você deverá requerer à ANATEL, a Licença para Funcionamento de Estação. Vai escolher um Indicativo de Chamada permitido de acordo com sua classe, seu estado e se ainda estiver vago. É momento de já ter idéia se sua estação será fixa ou se operará móvel ou os dois, por exemplo. Neste último caso deverá requerer duas licenças.

Você pagará algumas taxas como: TFI, PPDUR e PPDESS. Sua licença não sai sem você comprovar o pagamento destas taxas. Não são muito caras e valem cada centavo pela retribuição que está prestes a acontecer.

Você pode até escolher se vai receber em casa as suas Licenças. Verifique no site da Anatel se seu indicativo de chamada está inserido no Banco de Dados da Anatel para evitar qualquer constrangimento. Afinal os radioamadores só podem fazer comunicados com outros radioamadores licenciados. Verificamos esta situação na Consulta de Indicativos, no site da ANATEL.

Está tudo pronto! Coloque em prática tudo o que você aprendeu e viaje neste hobbye maravilhoso que te faz conhecer outras pessoas, costumes e culturas e aprimorar seu conhecimento técnico e científico.

Vai ser bacana encontrá-lo pelas frequências! 73s!

REFERÊNCIA: http://labre-es.blogspot.com.br/2009/03/como-eu-faco-para-me-tornar-um.html

Código do Radioamador

Segundo: O radiamador é leal… Ele oferecerá sua lealdade, encorajamento e apoio a seus companheiros, ao seu radioclube local e à sua liga nacional, através da qual o radioamadorismo é representado.

Terceiro: O radiamador é progressista… Ele manterá sua estação no nível do conhecimento cientifíco, conservando-a bem instalada e eficiente. Sua prática operacional deverá ficar acima de qualquer censura.

Quarto: O radioamador é amistoso… Transmitir lenta e pacientemente, quando solicitado; aconselhar amigavelmente e orientar o principiante; prestar gentil assistência e colaboração; considerar e cooperar com o interesse alheio – estas são as marcas do espírito radioamadorístico.

Quinto: O radioamador é equilibrado… O rádio é seu hobby. Ele nunca permitirá que o seu passatempo interfira em quaisquer de seus deveres e obrigações domésticas, profissionais, escolares ou que tenha para sua comunidade.

Sexto: O radioamador é patriótico… A sua estação e o seu conhecimento estarão sempre disponíveis e à serviço do seu país e de sua comunidade.

* Concebido originalmente em 1928 pelo radioamador norte-americano Paul M. Segal, W9EEA, este código foi adotado como oficial, em escala mundial, por votação unânime, pela X Assembléia da IARU – Região II, realizada em 1989, em Orlando – Flórida
REFERÊNCIA: HALÁSZ, Ivan T. Handbook do radioamador, EDUSP, São Paulo, 1993.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *