Skip navigation

Monthly Archives: agosto 2015

11923248_897614190304363_2353638810847907430_n

Olá colegas, quinta feira dia 3 de setembro o colega Ricardo Kerschbaumer ( PU5LRK ) estará ministrando a palestra ABC do Radioamadorismo . A palestra acontece 19h30 às 22h na sala 306 do campus Luzerna do IFC. A inscrição pode ser feita no Link ( Clique AQUI )  . Basta selecionar NÃO para os itens que são referentes a alunos do IFC. 73s . Aguardamos a Presença de todos .

(Ela também tem a má fama de ser conhecida como “A Antena Difunta”)

Sub_Antena

Foram muitos e muitos anos me envolvendo em um projeto de antenas muito originais. Eu fiz isso por doismotivos, primeiro porque parecia projeto ridículo e queria ter certeza de que era uma realidade ou um mito, e a segunda, a mais importante, porque eu queria ajudar um amigo querido para ser capaz de ter uma antena em um pequeno pátio desses empreendimentos residenciais  onde nada é permitido.

Esta antena é algo raro e especial por supostamente trabalha sob a terra. Diz-se que ele é usado por russos e norte-americanos para comunicações táticas.

Como não há um ditado que diz … “nada é novo sob o sol”, eu trabalhei no projeto e alterar disse … “nada é impossível debaixo da terra.” A questão das antenas subterrâneas remonta há muitos anos, mas nunca se desenvolveu, porque era muito improvável que alguém dedicar tempo para se desenvolver.

INÍCIO …

O primeiro a relacionar a reação de uma antena para a terra era croata Nikola Tesla. Este, a partir do ano de 1893 em uma conferência na Filadélfia, discutiu vários princípios ilustrados com diagramas e você poderia dizer que era o verdadeiro nascimento de radiodifusão.

Depois disso veio Marconi patenteou várias de suas descobertas lançaram uma série de batalhas legais contra Telsa acusando Marconi de usar suas patentes. Essa batalha durou mais de meio século e acabou vencendo a batalha, mas Marconi Tesla insistia que suas idéias foram roubadas e esquemática do escritório de patentes.

Utilizando os princípios da Telsa, iniciou experiências com antenas subterrâneas para os anos 1910-1912, quando James Harris instalado o primeiro submarino sistema de antena subterrânea. Durante a Segunda Guerra Mundial usou o sistema e foi capaz de enviar e receber sinais remotos. Nestas experiências observou-se que devido à construção estática são eliminados e a recepção houve interferência. Anos mais tarde, por 20 anos, veio com a operação de sua antena HH Beverage perto da superfície da Terra com uma onda magnética transversal que é adaptado para a recepção sobre a passagem do seu fio da antena. Esta foi a primeira vez que ele falou de ondas viajantes.

Na década dos 50 …

Após o término da Segunda Guerra Mundial falou-se muito no uso das antenas enterradasd ou próximas ao chão o que tornou-se uma uma curiosidade, embora o uso de comunicações submarinos VLF que, mesmo em nossos tempos ainda estão usando ela seja bem conhecida.

Quando começamos o desenvolvimento de técnicas de mísseis Todos se perguntavam, poderia sobreviver como um sistema de comunicação para os efeitos do bombardeio nuclear que seria essencial em comunicações táticas militares? Sim.

THE ULTIMATE UNDERGROUND ANTENAS …

Sub-Antena-2

Aparentemente, nem todo mundo tem levado a sério a questão de antenas terrestres que falamos agora. Alguns acreditavam que esta era a piadas dias inocentes desses desenhos que lemos no já extinto (hoje é digitalizado) “EUREKA Magazine”. Mas a verdade é que isso não é uma piada, antena subterrânea é uma realidade. No começo todo mundo achava que a instalação de uma antena perto do chão, ele estava perdendo tempo. Experimentos demonstraram que estávamos errados, eventualmente, descobriu-se que o famoso míssil “Minuteman” foram guiados por um sistema de antenas subterrâneas foram colocados em grandes cofres subterrâneos.

É então verificada para testar uma antena de rádio amadores que as vantagens e as características deste tipo de radiador podem ser resumidos como se segue:

1 – Ausência de perdas – 

2 – Constante de Sinais – 

3 – amplificação de sinal por reflexão – 

4 – Não precisa de condições de propagação – 

5 – Não fique de ruído (QRM, QRN). 

6 – Ganho de 10 dB – 

7 – é atacados por condições meteorológicas – 

8 – Não precisa de postes ou outros tipos de apoio – 

9 – Opera em todas as bandas e 80 metros 10-15-17-20-40 – 

10 -. impedância 300 ohms (ou 50 ohm balun) 

11 – Fácil de construir. 

Esta antena ao contrário com as antenas convencionais são instalados abaixo do solo e usado como uma forma de devolver a “magna” da terra, isso, estar em um estado de função constante, facilita a recuperação e amplificação do sinal transmitido Por conseguinte, o sinal recebido se comporta da mesma maneira. Por outro lado, o “magnum” não tem períodos de mudança permanece constante ao contrário ionosfera antenas convencionais utilizados, a fim de que esta forma de transmissão / recepção de n é afetado pela propagação.

Antena completa antes do enterro

CONSTRUÇÃO …

  • As bobinas de carga (3 idênticos) são fabricados utilizando tubos de PVC de ¼ “de diâmetro, onde 8 espiras de fio de cobre são enrolados 0,04” (1 mm). Em cada extremidade de um espaço que resta para as seções de solda de antena. As bobinas podem ser protegidos usando fita isolante ou uma camada de verniz protetor.
  • As listas de bobinas tem de ter uma duração de não mais de 8 “(25 cm).
  • Tribunal de elementos: Tire as hastes tubulares ¼ “de diâmetro e corte em seções de 3,07” (93,75 cm), seis no total. (Se você quiser, pode usar o fio de cobre esmaltado).
  • A montagem final: levar algumas das secções de 3,07 “e soldada numa extremidade e uma bobina de carga na extremidade livre da outra perna soldado 3,07 ‘e assim conclui uma das secções da antena (fazendo três igual). Em seguida, as três seções concluídos, formando um triângulo de cada lado é 6,23 “(1,90 metros). Em apenas dois pontos de solda aplicar este termina assim formado é um triângulo ele abieto fim. Tudo isto triângulo é introduzido no tubo de plástico ao longo de ¼ “de diâmetro interno para se ajustar facilmente as bobinas, ou, melhor ainda, uma forma de tubo de PVC com um diâmetro capaz de acomodar as bobinas é preparado sem dificuldade. Se o uso do PVC é recomendado o uso de fio de cobre, em vez das hastes.
  • Na extremidade aberta da correia plana 300 ohm impedância é usado para carregar a antena é soldada, você deve ter cuidado para não remover também as extremidades da longa faixa ou fita plana 300 ohm para evitar a variação da impedância característica fita. Em que as extremidades da cinta são soldadas e a mangueira é selada com betume ou outro material de vedação, a fim de obter uma unidade selada para prevenir a humidade.

NOTA: Se se desejar, adicionar uma “chaminé”, no lado oposto à saída (ver foto), para ventilação e remoção de humidade pode ser gerado dentro do tubo.

Detalhado diagrama …

INSTALAÇÃO 

Na terra que não é nem muito seco nem muito úmido, cavar um poço, na medida do possível longe de qualquer aterramento, deve ser de um tamanho que se encaixa a antena sem dificuldade e 2-3 metros de profundidade. Coloque toda a antena interior e, em seguida, cobrir bem o solo ao redor do poço de embalagem (cuidado que deixou de fora as extremidades da correia plana de 300 ohm. Este trabalho está terminado. (Veja a foto acima).

Em equipamentos com 300 ohm impedância é conectado diretamente a ele. Se você preferir usar uma linha de 50 ohm coaxial ao transceptor é necessário colocar um balun 300 ohm a 50 ohm, que pode ser instalado em um suporte ou estaca no local onde a antena foi colocado este adaptador vai linha RG8 coaxial ou 50 ohm RG 58 indo para o transceptor. 

LISTA DE MATERIAIS 

  • 16 ‘ da haste de cobre 0,39 “de diâmetro (mais ou menos). Pode ser usado em vez de haste de fio de cobre.
  • 7 ‘ de fio de cobre 0,04 ” de diâmetro (para as bobinas)
  • 3 peças ou PVC mamilos 8 “de comprimento.
  • 6-7 ‘correia plana 300 ohm balun 300-50 ohn se usar coaxial.
  • 16 ‘ou o diâmetro do tubo de plástico flexível mais facilmente aceitar a maior parte dos rolos de carga.
  • Fita isolante (fita preta) e material de vedação.

Diagrama-SubAntena

Uma Curiosidade 

Após a antena integrada e ajustada usando uma “antena tuner” adequado, coordenou um “cronograma” da Venezuela com uma estação que foi o que nos incentivou a construir a antena. Concordo em 4:00 AM. A hora marcada chegou, ele ligou o rádio e se comportou como se não tivesse a antena ligada. Não houve QRM ou QRN qualquer. Nós revisamos a linha de transmissão ea conexão com o rádio e tudo parecia bem, mas o rádio estava sintonizado na freqüência atribuída foi “surdo”.Perdemos tempo, discutimos! Estávamos no “barraco” um pouco decepcionado. O tempo passou e chegou o tempo determinado, para nossa surpresa, ouvimos um sinal chamando +20 5-9, Venezuela era nosso amigo e nós conseguimos uma excelente QSO. Descobrimos que a antena subterrânea realmente elimina qualquer interferência causada por ruído ou atmosfera produzida pelo homem.

Se estiver interessado na antena subterrânea … boa sorte … e deixá-lo saber os resultados.

Matéria retirada de: http://kp4boricua.org/pr/2013/02/18/la-antena-subterranea/

 

UP ou UPLINK = SUBIDA PARA SATÉLITE OU TRANSMISSÃO

DOW ou  DONLINK = DESCIDA DO SATÉLITE PARA A TERRA OU RECEPÇÃO

AO10 ou PHASE 3B  (AO 10)

UP =     435.180 / 435.030 = SSB / CW UP

DOW= 145.815 / 145.975 = SSB / CW

AO 51 ou ECHO ou OSCAR E ou AMSAT OSCAR 51 

UP= 145.880 FM Rep. vóz qrp operacional (J)

DOW=435.150 FM – Rep.vóz qrp operacional (J)

UP = 145.920 FM – Rep. vóz operacional (J)

DOW = 435.300 FM – Rep.vóz operacional (J)

AO 16 ou PACSAT ou AMSAT OSCAR 16

UP =  145.920 FM Simplex  semi operacional vóz

DOW =  435.345 CW / SSB

SO 67 ou SUMBANDILA OSCAR 67 ou OSCAR 67

UP = 145.875 FM /  233.6 PL Rep.vóz (Estado desconhecido) (J)

DOW= 435.345 FM Rep vóz desconhecido (J)

AO 27 ou EYESAT 1 ou AMRAD OSCAR 27

UP = 145.850 FM Rep.vóz operacional (J)

DOW =  436.795 FM Rep.vóz operacional (J)

FO 29 ou JAS 2 ou FUJI OSCAR 29

UP = 145.900 / 146.000 = SSB / CW = Linear transponder operacional (J)

DOW = 435.800 / 435.900 = SSB / CW = Linear transponder operacional (J)

UO 14 ou UOSAT 3 ou UOSAT OSCAR 14

UP = 145.975 FM Simples

DOW = 435.070 FM

FO 20 ou JAS1B ou FUJI 2 ou FUJI OSCAR 20

UP = 145.900 / 146.000

DOW =  435.795 / 435.900 invertido

Programa para rastrear onde o satélite vai estar  no globo:

http://www.baixaki.com.br/download/orbitron.htm

 

Frequências retiradas  de:

http://injecaoderf.blogspot.com.br/2010/09/satelite-como-usar-o-satelie-em.html#more

Caro colega Radioamador, você  já se deparou com esta situação???

Você está dirigindo e vê  um  carro  que  vai  a  sua  frente com uma antena de VHF e não consegue  fazer  um  contato  porquê  não  sabe  em qual freqüência o colega está sintonizado  e  vice  e  versa  e  assim  lá  se  vai  a  oportunidade  de um QSO. Se houver  uma repetidora  no  seu  caminho,  porquê  utilizá-la  para um contato com o  veículo  que  segue  poucos  metros  a  sua  frente? A qualidade do contato será acertamente muito melhor em SIMPLEX.146520_card-crop6

Se  você  estiver  enfrentando  uma  dificuldade ou emergência, como conseguir um contato para lhe salvar a pele?  As  situações  acima  descritas  são  apenas  algumas  das  muitas  que  podem se  apresentar  no  dia  a  dia  e  sabe  porquê  elas  acontecem?  A  resposta  é muito  simples – nós,  radioamadores,  não  convencionamos  e  não  fazemos  uso de uma Freqüência Nacional de Chamada FNC).A  idéia do uso de uma Freqüência Nacional de Chamada (FNC) é bastante simples –uma  vez  conseguido o QSO, fazemos uma QSY e deixamos a FNC livre para outros colegas.A maioria  dos  rádios  modernos  possui  uma memória dedicada com prioridade (Call Frequency  ou  Channel)  que  normalmente  não  é  utilizada  e certamente será de grande valia se adotarmos uma FNC. Com esta intenção, convencionou-se a  prática  para  adoção  em  nível  nacional,  das  seguintes Freqüências Nacionais de Chamada para a Faixa dos 2 Metros. FNC para contatos em FM SIMPLEX:146.520 ou 144.970 MHz (mesma freqüência convencionada nos Estados Unidos da América).

146520_card-crop-crop5B

Fonte ( http://palmasvhf.blogspot.com.br)

repeteca_2

Em breve o C.R.A.J estara com sua repetidora funcionando.

Fiquem atentos logo estaremos publicando a  frequencia .